A importância do imã no alto- falante

O imã no alto-falante desempenha um papel crucial na produção do som. Ele interage com a bobina gerando um campo magnético que faz a bobina vibrar e assim produzir ondas sonoras.

O tamanho e a força do imã afetam diretamente a eficiência e a qualidade do som gerado pelo alto-falante.

Os imãs mais utilizados em alto-falantes são de ferrite ou de neodímio.

Os imãs de ferrite são compostos principalmente de oxido de ferro e carbonato de estrôncio ou bário. São mais econômicos, mas geralmente apresentam menor força magnética quando comparados com imãs de neodímio. São os mais utilizados em alto-falantes.

Os imãs de neodímio são feitos de uma liga de neodímio, ferro e boro (NdFeB). Tem uma alta força magnética e tamanho compacto em comparação com imãs de ferrite. São utilizados em alto-falantes de alta qualidade, pois proporcionam melhor eficiência e resposta de frequência.

O processo de imantação ( exposição do imã a um campo magnético externo) tem grande importância na qualidade do alto-falante. Durante a imantação as partículas magnéticas do imã alinham-se na direção do campo magnético aplicado, resultando na criação de um campo magnético interno. Esse campo magnético permanente permite que o imã exerça atração sobre outros materiais ferromagnéticos e desempenhe um papel vital em dispositivos como alto-falantes, motores elétricos e transformadores.

Magnum Alto Falantes | woofer | subwoofer | rex